Amizade
A base para todo relacionamento

Sandra Rosenfeld*

 

 

De todos os relacionamentos a amizade é um dos mais bonitos que existe. Aliás, quando vemos outro tipo de relacionamento com uma beleza singular, pode-se ter certeza que ali existe, principalmente, muita amizade.

Na sua construção a amizade não é diferente dos outros relacionamentos, ela cresce no contato e se solidifica com o tempo. Mas, a meu ver, a amizade é mais do que um relacionamento, é um sentimento, tão bacana que deveria ser a base, o alicerce, para qualquer tipo de relacionamento, mas na prática nem sempre é.

Na amizade impera o respeito, o amor, a compreensão, a tolerância. É interessante a nossa capacidade na amizade de aceitar o outro como ele é e o mais incrível não tentar muda-lo. A gente sabe, reconhece, vê claramente todas as imperfeições do nosso amigo e mesmo assim, apesar de tudo, continuamos gostando dele do mesmo jeito. O oposto dos relacionamentos amorosos, pelo menos na grande maioria.

Podemos até conversar sobre algumas atitudes que discordamos, mas sempre da maneira mais democrática possível, aliás, a amizade é uma das coisas mais democráticas que existe. Às vezes brigamos, temos decepções, mas na amizade verdadeira, tudo é contornado, justamente em nome da amizade. Não, não é em nome da amizade, mas da pessoa, do amigo, conquistado e que nos conquistou, para quem não temos segredos, abrimos a alma, confiamos, ficamos nus de corpo, de mente, de coração. Sem pudor, sem medo, nos sabemos aceitos exatamente como somos, com todos os nossos defeitos, imperfeições até físicas e qualidades.

Ser aceito como somos... Nada pode ser melhor do que isso. O olhar do amigo mesmo na crítica é acolhedor. Ele pode reclamar, ele se coloca quando é necessário e às vezes é, mas está sempre com os braços abertos para nós.

Eu conheço alguns casos de namoros e casamentos que se concretizaram depois de uma amizade. Eram amigos e um dia, sem mais nem menos, se olharam e se sentiram diferentes. Alguns casais conquistam a amizade durante os anos de convivência, mesmo sem terem sido amigos antes de se conhecerem. Esses são os relacionamentos que falei logo no início deste artigo, são singulares em sua beleza. São mais plenos e intensos, porque têm como alicerce a amizade.

Talvez a diferença fundamental entre a relação de amizade e a relação amorosa esteja em que queremos os amigos para partilhar e o companheiro amoroso para complementar. No amor buscamos a nossa cara metade, a outra parte da maçã. Na amizade não buscamos nada, ao contrário, aceitamos o outro da forma que ele vem. Amizade e intimidade andam juntas. Não há jogos, mentiras, traições. A amizade É. E isso já diz tudo.

Que tal ser amigo do nosso amor?


* Sandra Rosenfeld
Consultora em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Escritora, autora do livro O que é Meditação, ed. Nova Era, ministrante de palestras e workshops para promover qualidade de vida pessoal e profissional.
wwww.sandra.rosenfeld.nom.br / contato@sandra.rosenfeld.nom.br

( 01 / 2008  - publicado no site Bemzen )
 

Você pode publicar este artigo em seu site, blog, comunidade ou e-mail, mas lembre sempre de colocar os dados da autora e o link ativo

( www.sandra.rosenfeld.nom.br ), que estão no final do artigo.


 

< Voltar