Amizade, nosso bem maior
*Sandra Rosenfeld


Ter amigos é muito bom.. Ser amigo é maravilhoso. Poder ouvir, compartilhar, rir junto, abraçar, pouca coisa é melhor do que isso. Amigo da namorada, amiga do namorado, do marido, da mulher, da mãe, do pai, dos filhos, amigo do amigo, amiga da amiga e vice e versa.

Mas ser amigo mesmo. Não é amigo mais ou menos, em algumas situações sim em outras não. Amigo de verdade, do peito. Aquele que está com você em algumas situações sim e em outras também.

Tem pais que não são amigos dos filhos. Tem irmãos que não são amigos entre eles. Tem casal que não é amigo um do outro. Estão sempre competindo, criticando, jogando o outro para baixo, apontando os defeitos e ignorando as qualidades. Amigo compartilha, acolhe, compreende.

Para saber se os pais foram amigos dos filhos é só ver como é o relacionamento entre eles quando os filhos estão adultos. A mesma coisa em relação aos irmãos. Quanto ao casal,  observe como se olham, como se tratam, como se tocam, mesmo depois de anos de convivência.

Há também o amigo de amizade, aquele que nada tem a ver com família. Que você conheceu na escola, no prédio, na rua, que cresceu junto. Os que você encontrou na adolescência. E ainda os que você faz depois de casado e depois de separado. Interessante como essas amizades são diferentes das familiares, das amorosas. Somos muito mais tolerantes com esses amigos.

Por um tempo acreditei que depois de adulta não conseguiria fazer novas amizades, mas hoje vejo que isso é possível sim. Depois de casada e depois de separada fiz amizades sólidas.

Manter uma amizade é trabalhoso. É necessário cuidado, afeto redobrado. Um olhar especial, um escutar atento e palavras pensadas para não magoar. O amigo não debocha, incentiva, não brinca com o que é sério para o outro, respeita, guarda segredo sim e não abre para terceiros a fraqueza do amigo, mas está junto para ajudar a superar, transformar, melhorar.

Muitas pessoas se queixam que não têm amigos, mas não se perguntam se são amigos.

Não é necessário ter muitos amigos, eu diria que é mesmo tarefa impossível, visto a importância da mesma, mas é fundamental ter ao menos um amigo que pode contar com você e que você possa contar com ele.

E lembre sempre de ser seu próprio amigo, com tudo que a palavra amizade significa, porque, talvez no momento em que você mais precise, é com você mesmo que vai contar.

*Sandra Rosenfeld
Uma nova proposta de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) utilizando como ferramenta a meditação. Escritora, autora do livro O que é Meditação, ed. Nova Era, instrutora de meditação, ministrante de palestras, cursos e workshops para promover qualidade de vida pessoal e profissional.
www.sandrarosenfeld.com.br / contato@sandrarosenfeld.com.br
SKYPE: sandra.rosenfeld  -  NEXTEL: (21) 7864.0664  ID 10*699 / Celular: (21) 9628.6167
 
 

 (novembro / 2008  - publicado no site Wellness Club)

Você pode publicar este artigo em seu site, blog, comunidade ou e-mail, mas lembre sempre de colocar os dados da autora e o link ativo
( www.sandrarosenfeld.com.br ), que estão no final do artigo.

< Voltar