Ansiedade e Angústia
Você pode viver sem isso
* Sandra Rosenfeld

 

Ansiedade e angústia são, com certeza, sentimentos muito ruins e difíceis de se conviver. Eles minam nossa força, nossa energia e dependendo do grau e do tempo em que persistem podem levar a depressão, a falta de vontade de viver.

Com freqüência ligamos esses sentimentos a acontecimentos em nossa vida, mas poucas vezes isso é verdadeiro. Ansiedade e angústia, com exceção de doenças psíquicas comprovadas, têm muito mais a ver com repetição de emoções. Da mesma forma que repetimos hábitos em atitudes e falas, fazemos a mesma coisa com as nossas emoções.

Muitos de nós passam a maior parte do tempo e conseqüentemente da vida ansiosos e, ou, angustiados. Os sintomas da ansiedade são agitação interna e externa, pensamentos sempre a mil, fala-se muito e rápido, dificuldade em estar presente, em ouvir, agressividade, intolerância. Os sintomas da angústia são aperto no peito, vontade de chorar, sofrimento, imobilidade, falta de perspectiva, de solução, medo de não conseguir suportar essas sensações.

Mas esses sentimentos geralmente são desencadeados pela nossa dificuldade de lidar com determinas situações, por não conseguir avaliá-las de forma objetiva, já que passamos a maior parte do tempo no piloto automático, ou seja, com um véu que não nos permite ver e sentir as coisas como realmente são. Assim, acabamos por valorizar demais o que não tem tanto valor e de menos o que tem mais valor. Essa "confusão" já é causa suficiente para gerar ansiedade e angústia. É um círculo vicioso.

Na verdade, os acontecimentos externos deveriam ter muito pouca influência sobre o nosso estado interno, porque poucos deles têm poder de realmente transtornar nossa vida, o que somente acontece com a nossa autorização, mesmo que inconsciente.

Isso tudo mostra a importância de estarmos no aqui e agora, de aprendermos a parar, silenciar nossa mente, dar um break diário para repor nossas emoções em seus devidos lugares. Precisamos nos proteger e nos manter saudáveis. Quanto mais agitada a vida a nossa volta, mais calma e centrada deve ser nossa vida interior.

Uma das formas mais fáceis e de sucesso comprovado de se alcançar esses objetivos de mente calma e controle sobre as emoções é através da concentração na respiração. Quando nos permitimos parar e colocar, mesmo que por alguns poucos minutos, nossa atenção na respiração, nossa mente se torna imediatamente mais clara e nossos sentimentos se acalmam.

Isto é meditar. Uma das técnicas mais eficaz para se conquistar equilíbrio e paz.
 


*Sandra Rosenfeld, Consultora em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) utilizando como ferramenta a meditação. Escritora, autora do livro O que é Meditação, ed. Nova Era,  ministrante de palestras, cursos e workshops para promover qualidade de vida pessoal e profissional.
www.sandrarosenfeld.com.br/ contato@sandrarosenfeld.com.br

 

( julho / 2008  - publicado no site Bemzen )

Você pode publicar este artigo em seu site, blog, comunidade ou e-mail, mas lembre sempre de colocar os dados da autora e o link ativo
( www.sandra.rosenfeld.nom.br ), que estão no final do artigo.