Foco: onde está a solução
*Sandra Rosenfeld
 

É comum ficarmos tão absorvidos pelos problemas que não conseguimos vê-los como são de fato, na dimensão real, supervalorizamos e com isto nos embrenhamos cada vez mais neles.

A verdade é simples e conhecida. Tudo em que colocamos o nosso foco cresce! É assim mesmo! E, ao invés de nos livrarmos rapidamente de situações indesejadas, ficamos ali por horas, dias, meses e às vezes uma vida toda. O maior problema, em grande parte, não são os problemas em si, mas o foco que damos à eles. O que faz com que a gente fique preso nessa quase armadilha.

Para modificar uma situação precisamos mudar primeiro o foco. Sair do problema e ir para a solução. Mas onde está a solução? Não sabe? Ok. Faça o seguinte então. Tire a sua atenção do que está lhe preocupando. Coloque uma música alegre, saia, vai dar uma caminhada, assistir ao por do sol, pense em situações, pessoas e momentos agradáveis e quando o problema tentar invadir a sua mente, respire fundo e novamente mude o foco.

Faça este exercício sempre que se ver envolvido num problema e perceba que o seu coração começa a se aquietar, a paz vai voltando, a sua mente vai ficando mais clara. Pois é, a vida continua independente dos seus problemas e você faz parte dessa vida.

Uma amiga estava fazendo a mudança e vendeu vários móveis por preço irrisório para um vendedor de usados. No dia em que a transportadora estava lá embalando tudo, o homem que comprou os móveis disse que era impossível retirar a estante que estava presa na parede. Minha amiga precisava deixar o apartamento totalmente vazio e aí iniciou uma discussão entre ela e o homem que só aceitava levar a estante sem danos. Nisso chegou a vizinha para se despedir e por alguns minutos minha amiga mudou o foco, quando retornou estava bem mais calma e tinha a solução. Devolveu o dinheiro da venda da estante e contratou um rapaz do prédio para quebrá-la e retirar por partes.

Muitas pessoas têm problemas com a 2a. feira. É o dia em que, por motivos variados, acordam com palpitação, mal estar, entre outras coisas. Um amigo resolveu de forma brilhante a situação. Toda 2af de manhã, antes de ir para o trabalho, ele faz uma atividade que adora e então ele acorda feliz porque vai fazer algo que lhe dá muito prazer.

O que há em comum com estes dois exemplos? Eles mudaram o foco!
Isto serve também e muito bem, para mudar nossas emoções. Está triste, irritado, mal humorado? Pense numa coisa alegre, ouça uma música animada, assista uma comédia ou simplesmente ria, ria muito, de nada, de tudo, da vida, de você. Mudamos o foco, mudamos a energia, mudamos para melhor. Experimente!


 

*Sandra Rosenfeld
Uma nova proposta de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) utilizando como ferramenta a meditação. Escritora, autora do livro O que é Meditação, ed. Nova Era, instrutora de meditação, ministrante de palestras, cursos e workshops para promover qualidade de vida pessoal e profissional.
www.sandrarosenfeld.com.br / contato@sandrarosenfeld.com.br
SKYPE: sandra.rosenfeld  -  NEXTEL: (21) 7864.0664  ID 10*699 / Celular: (21) 9628.6167
 
 

 (fevereiro / 2009  - publicado no site Bemzen)

Você pode publicar este artigo em seu site, blog, comunidade ou e-mail, mas lembre sempre de colocar os dados da autora e o link ativo( www.sandrarosenfeld.com.br ), que estão no final do artigo.

< Voltar