Harmonia, uma conquista
*Sandra Rosenfeld

 

 Harmonia é uma poderosa palavra. E quando colocada em prática tudo se aquieta, tudo está onde tem que estar. Sem esforço algum aparente, porque se há muita agitação, falas, pensamentos inquietos, não há espaço para que a harmonia chegue e calmamente, como é do seu hábito, se instale.

 

Qualquer esforço para se estar em harmonia é interno. A tendência, como se humano que somos, é a desarmonia. Passamos boa parte do nosso tempo brigando com nós mesmos, com o outro e com a vida. Uma dificuldade enorme em lidar com as diferenças, com os nãos, em aceitar o óbvio e o não óbvio, enfim, em aceitar a vida e a nós mesmos do jeito que é, do jeito que somos.

 

Para nós mulheres a harmonia é fator preponderante. Sem harmonia interna não há harmonia externa. E nós precisamos muito de harmonia para que a nossa vida flua. Hoje, a maioria das mulheres trabalha. São dez, doze horas longe de casa. Mas como deixar a casa por tantas horas?  É lá que estão nossos filhos, é lá que está grande parte da nossa vida.

 

Qual a mulher com filho pequeno que não liga várias vezes durante o dia para saber como andam as coisas? E quando o filho vem ao telefone ou é ele que liga, pedindo a nossa volta para casa? E quando saímos e deixamos o filhote com febre ou não se sentindo muito bem? Qual  a mãe que num caso desses, não sai com o coração apertado acompanhado de sentimento de culpa? O que acontece? Ela não está no trabalho nem em casa. Onde está então? Fisicamente no trabalho, emocionalmente dividida.

 

Ser uma pessoa harmoniosa é importante. Ser uma mulher harmoniosa é imprescindível. Harmonia e equilíbrio andam juntos, de mãos dadas. E o que mais queremos nessa vida? Ser feliz e ver feliz as pessoas que amamos. É possível ser feliz em desarmonia?

 

Então, a primeira coisa que devemos buscar é a harmonia. Mas nós não temos harmonia, precisamos ser harmonia. Por que ser? Porque a harmonia é um estado da alma, do nosso eu mais profundo. Só em harmonia conseguimos nos manter centradas para lidar com as dificuldades, medos, anseios e frustrações em nosso dia-a-dia. Só em harmonia podemos ter sucesso e continuar sabendo exatamente quem somos.

 

Só em harmonia podemos ser mulher, mãe, esposa e profissional.


É através do autoconhecimento que conquistamos a harmonia que desejamos e conseqüentemente o equilíbrio e paz.

Não precisamos fazer nem ter tudo, mas precisamos fazer e ter a nós mesmas.
 
*Sandra Rosenfeld
Consultora em Qualidade de Vida. Escritora, autora do livro O que é Meditação, ed. Nova Era, instrutora de meditação, ministrante de palestras, cursos e workshops para promover qualidade de vida pessoal e profissional.
www.sandrarosenfeld.com.br / contato@sandrarosenfeld.com.br
 

(março/ 2009  - publicado no site Revista Mulheres Inteligentes)

Você pode publicar este artigo em seu site, blog, comunidade ou e-mail, mas lembre sempre de colocar os dados da autora e o link ativo
( www.sandrarosenfeld.com.br ), que estão no final do artigo.

< Voltar