Insônia: vai dormir com um barulhos desse!
*Sandra Rosenfeld

Um terço da população mundial sofre de insônia. Sabe o que é isso? São mais de dois bilhões de pessoas que não têm uma boa noite de sono.

São vários os fatores que causam insônia e são vários os tipos de insônia também.
O fator mais comum é a ansiedade que nos acomete antes de pegarmos no sono. Ao invés de relaxar para dormir começamos a pensar em mil coisas, é a hora que escolhemos para fazer um retrospecto do nosso dia e alguns até da vida toda. Não podia haver hora mais infeliz para isso.

Como seres humanos que somos nos condicionamos para muitas coisas e podemos usar o condicionamento também para preparar nossa mente e nosso corpo para dormir. Ao modificarmos determinados hábitos antes de dormir e incluir outros fazemos com que nosso cérebro dê o sinal de que é hora de relaxar e iniciar o processo para uma recuperadora noite de sono.

Há pessoas que têm dificuldade para dormir devido ao uso de medicamentos para tratar determinadas doenças. Outras, têm dificuldade causada pelas doenças em si como problemas respiratórios, mal de Parkinson, dores, apnéia do sono, síndrome das pernas inquietas, entre outras.

Outros fatores significativos na causa da insônia são os emocionais causados por divórcio, perda de emprego, doença na família e luto, por exemplo.

O que caracteriza se uma pessoa sofre de insônia, ao contrário do que muitos pensam, não é se ela dorme pouco, mas sim a qualidade do sono e, principalmente, como é o estado dela durante o dia. Se estiver bem disposta, sem sono, então está tudo bem. Dormir tarde, demorar a pegar no sono não é, necessariamente, sinal de que tem insônia, pode ser também apenas a seu relógio biológico. Tem pessoas que são mais ativas a noite e outras de dia.

Como a maior parte de nossos desequilíbrios são respostas ao estresse, porque seria diferente com a insônia? Aprender a relaxar antes de dormir é, muitas vezes, a única coisa que precisa ser feita para modificar o quadro de insônia.

Como fazer isso? Optar por exercícios leves nas duas horas que antecedem ao sono ( yoga, tai chi chuan, caminhada, meditação ), alimentos que sejam de fácil digestão, programas na TV, leituras e músicas que relaxem. Evitar bebidas alcoólicas, assuntos que levam ao estresse e, principalmente, repensar o seu dia de hoje, de ontem e de amanhã em qualquer outro horário que não seja o de dormir.

Enfim, se você faz parte desse um terço da população que não sabe há algum tempo como é bom dormir bem, procure ajuda e de forma alguma se auto-medique.

Boa noite!

*Sandra Rosenfeld
Uma nova proposta de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) utilizando como ferramenta a meditação. Escritora, autora do livro O que é Meditação, ed. Nova Era, instrutora de meditação, ministrante de palestras, cursos e workshops para promover qualidade de vida pessoal e profissional. www.sandrarosenfeld.com.br / contato@sandrarosenfeld.com.br
 

(novembro / 2008  - publicado no site Saúde)

Você pode publicar este artigo em seu site, blog, comunidade ou e-mail, mas lembre sempre de colocar os dados da autora e o link ativo
( www.sandrarosenfeld.com.br ), que estão no final do artigo.

< Voltar