Meio Ambiente
O que nós temos com isso?
*Sandra Rosenfeld

 

Neste mês de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Um momento para pensarmos sobre o mundo em que vivemos e sobre nós neste mundo em que vivemos.

Se está tudo interligado, como está, se somos todos um, como somos, precisamos cada vez mais nos conscientizar da importância de preservar nosso planeta. Se cada um de nós fizer a sua parte já é uma boa iniciativa.

Mas o que é fazer a nossa parte? Existem coisas simples que podemos fazer e que muitos de nós não fazem. Não jogar lixo na rua. Deveria ser usual, não é mesmo? Mas não é. A todo momento me surpreendo com pessoas atirando lixo pela janela do ônibus, do carro, e isso nada tem a ver com classe social. Falta consciência, sabedoria, bom senso, educação, afinal não deveria ser muito difícil entender que a rua é extensão de nossa casa e que lixo na rua degrada o meio ambiente e por tabela degrada a nós mesmos. Quem gosta de andar no meio do lixo?

Separar os lixos... até entendo que é mais difícil, inclui mudança de hábitos. Mas é importante. A coleta de lixo inteligente, ou seja, seletiva, além de proteger o meio ambiente dá emprego a muita gente. Hoje muitas pessoas, famílias inteiras se alimentam graças ao lixo reciclável.

E é simples. Basta colocar em casa duas lixeiras. Uma para o lixo orgânico ( restos de comida, folhas, flores, etc ) e outra para o reciclável ( garrafas pet, vidros, latas, caixas de papelão, etc ). Assim, quando você for colocar o lixo nas lixeiras do prédio fica muita mais fácil. Hoje, com raras exceções, os prédios mantém lixeiras para cada tipo de lixo, inclusive para pilhas e baterias que não devem ser colocadas junto dos outros lixos.

Ah! E por favor, não jogue o óleo utilizado pelo ralo da pia ou no vaso sanitário. Coloque num vidro fechado e deixe ao lado da lixeira. Já tem uma coleta especial para esse tipo de lixo.

E a água, o que dizer dessa preciosidade que se continuar sendo utilizada de forma tão descuidada pode faltar? Ficamos algumas horas sem água e é um caos, imagina dias, água racionada? Você sabia que temos apenas 2,5% de água doce disponíveis no planeta? E que devido ao desmatamento e a poluição ambiental a água doce disponível no mundo deverá diminuir em até um terço? É fundamental que cada um de nós faça a sua parte ao lidar com a água em casa, no trabalho, na escola, para evitar o desperdício.

Quando protegemos o meio ambiente, quando agimos com consciência, estamos protegendo a nós mesmos hoje, amanhã e depois. Para muitos parece que proteger o meio ambiente exige grandes ações e que apenas o governo tem esse poder. Mas ao agirmos de forma correta na pequenas coisas, não apenas somos fontes de exemplos para as gerações futuras, como transmissores de uma energia que movimenta as pessoas e conseqüentemente o planeta.

Simples assim. Vamos fazer a parte que nos cabe.

*Sandra Rosenfeld
Consultora em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) utilizando como ferramenta a meditação. Escritora, autora do livro O que é Meditação, ed. Nova Era,  ministrante de palestras, cursos e workshops para promover qualidade de vida pessoal e profissional.
www.sandrarosenfeld.com.br / contato@sandrarosenfeld.com.br

( jumho / 2008 - publicado no site Bemzen )

Você pode publicar este artigo em seu site, blog, comunidade ou e-mail, mas lembre sempre de colocar os dados da autora e o link ativo
( www.sandrarosenfeld.com.br ), que estão no final do artigo.