Organização interna
* Sandra Rosenfeld

 

Há um tempo atrás dei um curso de Administração do Tempo em um grande shopping aqui no Rio de Janeiro.
Foi o primeiro curso que ministrei com este tema. Ficou claro para mim que, por mais teoria e regras que existam, se você não tem uma boa organização interna, dificilmente conseguirá uma boa organização externa.

 

Administração do tempo é um tema rico em regras, os livros são quase um manual tipo faça você mesmo. Mas a vida não é assim na prática. A prova disso é que sabemos exatamente como deveríamos fazer, falar, enfim, nos comportar perante determinados fatos, eventos e pessoas e, no entanto, acontece muito mais vezes do que gostaríamos, fazer justamente o contrário. Por que? Simples, porque dentro de nós estamos com muitas coisas mal resolvidas, porque vivemos a maior parte do tempo no piloto automático, porque nossa mente está sempre a mil, com pensamentos no passado ou no futuro e muito raramente no aqui e agora onde de fato as coisas acontecem e onde de fato podemos interagir.

 

Com a percepção clara disso, incluí a cada início de aula, foram cinco ao todo, alguns minutos de meditação. Para só depois, utilizar as regras, sugestões, teorias da Administração do Tempo. A turma adorou. Até me surpreendi com a receptividade. Eles perceberam na prática o que estou escrevendo aqui, ou seja, que precisavam fazer este contato interno propiciado pela meditação, que, ao mesmo tempo relaxa e desenvolve atenção e concentração, permitindo um autoconhecimento fundamental para as transformações em nossa vida.

 

Uma das alunas era funcionária da Petrobrás. E ainda durante o curso ela deu um depoimento de que estava realizando uma mudança drástica na forma de organizar o tempo dela interno e que isso estava refletindo positivamente na organização do tempo externo, tanto na vida profissional quanto na pessoal. E foi além, dizendo que buscou isso durante muitos anos e só agora, com esse contato com ela mesma, através da meditação, estava conseguindo. Foi assim que eu fui para a Petrobrás ministrar um workshop, não de Administração do Tempo, mas de Meditação.

 

O resumo de tudo isto é um só. Qualidade de Vida começa sempre de dentro para fora. Se sua vida externa não está indo bem; seja na parte afetiva, familiar ou profissional, não adianta ficar procurando o motivo fora. Mude o foco, olhe para dentro. Aí está a resposta e, portanto, a solução.

 

Neste mês, onde comemoramos o Dia Internacional da Mulher, desejo à todas nós muita força, garra e, principalmente, que cada vez mais que o nosso espelho seja interno.

 

Muita Paz
*Sandra Rosenfeld
Escritora, autora do livro O que é Meditação, ed. Nova Era, Instrutora de Meditação, Ministrante de Palestras, Cursos e Workshops para promover Qualidade de Vida Pessoal e Profissional.
www.sandrarosenfeld.com.br
/ contato@sandrarosenfeld.com.br
 

(março/ 2009  - publicado no site Revista Mulheres Inteligentes)

Você pode publicar este artigo em seu site, blog, comunidade ou e-mail, mas lembre sempre de colocar os dados da autora e o link ativo
( www.sandrarosenfeld.com.br ), que estão no final do artigo.

< Voltar