Traga paz para a sua vida.
* Sandra Rosenfeld

 

Faça o que tem que ser feito. Apenas isto e veja a sua vida tomar novos rumos.

Parece simples não é mesmo? Mas não é. 

Saber priorizar, ordenar, colocar metas, manter a agenda atualizada, não é tarefa fácil, sabe por quê? Pelo simples fato de que isso é chato e nós não gostamos de fazer coisas chatas. Nossa tendência é adiar tudo que não gostamos de fazer, que nos aborrece, que nos enfadonha.

Tem pessoas que até conseguem organizar a agenda, mas daí a cumprir há uma grande distância. Sem contar as que esquecem de ver a agenda. No final do dia as desculpas variam entre um “não tive tempo”  e “aconteceram tantos imprevistos...”

Imprevistos vão acontecer sempre, a todo momento e se não soubermos para quais imprevistos devemos dar atenção e quais ignorar ou deixar que outros cuidem, vamos perder tempo, muito tempo, nosso precioso tempo, com nada que de fato tenha merecido nossa atenção.

Priorizar e cumprir são palavras chaves para quem quer controlar o tempo e não ser controlado por ele e assim trazer paz para a sua vida. Isto vale para você que trabalha fora, para você que trabalha em casa, para você que não trabalha e para você que só estuda, ou seja, para todos nós. Até férias se não for planejada tende a ser um grande fracasso. Por que seria diferente com o nosso dia-a-dia? Não é.

Pode ser que aquela irritação, mau humor e ansiedade sejam sintomas relacionados a não estar conseguindo realizar os seus objetivos. Colocar o que gosta, o mais fácil, na frente do mais urgente, do mais importante, tem um preço. O nosso racional não consegue driblar o nosso ser mais profundo e ele vai se manifestar, geralmente em uma forma de inquietação.

Quando fazemos o que deve ser feito, a nossa vida passa a fluir de maneira muito mais confortável e dinâmica. Nisso está incluído não só a parte prática, mas a moral também. Não se trata de fazer primeiro o que não se gosta e acabar logo com isso. A vida não funciona assim. Se trata simplesmente de fazer o que é preciso na ordem necessária.

É impressionante a paz que vem simultaneamente com a sensação de dever cumprido. E junto a esta paz vem aquele sorriso no rosto, uma sensação de leveza e felicidade.

Se você não sabe como priorizar a sua vida, existem cursos e livros que tratam do tema, mas, eu posso garantir que primeiro você precisa aprender a organizar seu tempo interno, porque o externo é sempre conseqüência do interno.


*Sandra Rosenfeld, Consultora em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) utilizando como ferramenta a meditação. Escritora, autora do livro O que é Meditação, ed. Nova Era, instrutora de meditação, ministrante de palestras, cursos e workshops para promover qualidade de vida pessoal e profissional.
www.sandrarosenfeld.com.br/
contato@sandrarosenfeld.com.br
 

( 13/ 08 / 2008  - publicado no site Wellness)

Você pode publicar este artigo em seu site, blog, comunidade ou e-mail, mas lembre sempre de colocar os dados da autora e o link ativo
( www.sandra.rosenfeld.nom.br ), que estão no final do artigo.