Há uma festa acontecendo
Você está participando?
* Sandra Rosenfeld

 

Não tenho o hábito de sair a noite no início da semana, exceto para dar aulas de meditação, o que faço pelo menos três vezes na semana. As aulas terminam, dependendo do local, no máximo às nove e meia da noite e venho direto para casa, até porque é a noite que mais gosto de escrever,

Mas, outro dia, numa terça-feira, resolvi encontrar com uma amiga à tardinha, quase no início da noite, para um café. Nada inusitado em relação a esse tipo de encontro, apenas o local e a hora foram diferentes. Moro na Barra da Tijuca e existe um grande condomínio com um pequeno shopping na frente, ao ar livre, interligado a mais dois outros shoppings, sendo um deles grande, coberto e muito conhecido.

Ao término do nosso encontro, por volta das sete horas da noite, estando no último shopping, vim fazendo o caminho de volta ao primeiro shopping onde estava meu carro. E, para minha surpresa, mesmo sendo uma terça-feira, todos os três shoppings estavam se preparando para a apresentação de eventos com música. Havia um clima de festa no ar.

Parei, fiquei olhando aquilo tudo, as pessoas conversando, rindo, e confirmei para mim mesma que há sempre uma festa acontecendo, participar ou não acaba sendo uma escolha de cada um de nós. A vida anda, sempre, ela não pára e fica nos esperando. Independente do que aconteça conosco, as flores desabrocham, as marés enchem e esvaziam, o sol nasce, a lua faz seus ciclos.

Por não ter o hábito de sair no início da semana e como interpretamos o mundo através da nossa realidade interna, me peguei surpresa com a constatação de que a vida fervilha mesmo nas segundas e terças-feiras.

Mas isso me serviu para ter certeza de que há uma festa acontecendo ao nosso lado, sempre. E essa festa pode ser música, teatro, café, um abraço, risos, olhares. Não importa se estamos tristes, deprimidos, irritados, nada disso vai fazer a vida mudar o seu ritmo. A única coisa que importa é onde de fato nós estamos. Apenas isto. Se, no aqui e agora para poder usufruir tudo de bom que a vida tem a oferecer ou perdido, ausente, com pensamentos e emoções que nada tem a ver com o momento presente.

Na verdade esta grande festa é interna porque só assim ela pode se externar. É no presente, neste único e milagroso tempo que podemos nos extasiar apenas olhando a beleza fugaz de um por de sol. É quando estamos em comunhão com nós mesmos que a vida se torna uma grande e maravilhosa festa.
 

*Sandra Rosenfeld
Uma nova proposta de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) utilizando como ferramenta a meditação. Escritora, autora do livro O que é Meditação, ed. Nova Era, instrutora de meditação, ministrante de palestras, cursos e workshops para promover qualidade de vida pessoal e profissional. www.sandrarosenfeld.com.br / contato@sandrarosenfeld.com.br
 

(agosto / 2008  - publicado no site Bemzen)

Você pode publicar este artigo em seu site, blog, comunidade ou e-mail, mas lembre sempre de colocar os dados da autora e o link ativo ( www.sandra.rosenfeld.nom.br ), que estão no final do artigo.

< Voltar